O Ministério Público estadual lançou na manhã desta quarta-feira, dia 14, o Prêmio Destaques do Júri 2022 para homenagear e enaltecer o trabalho dos promotores de Justiça que atuam no Tribunal do Júri em Salvador e interior do estado. Nessa primeira edição, foram premiados dez promotores de Justiça que mais realizaram sessões do Tribunal do Júri neste ano. “Hoje, dia nacional do Ministério Público, é um dia de gratidão. Parabenizo todos os promotores de Justiça homenageados que lutam pelo direito à vida e pelo respeito à vítima”, destacou a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti. Ela dividiu a mesa de abertura com os promotores de Justiça Pedro Maia, chefe de gabinete; Alexandre Cruz, secretário-geral; e André Lavigne, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim).
Foram premiados os promotores de Justiça Raimundo Moinhos, que realizou 65 sessões de júri em Juazeiro; Ariomar Figueiredo, que fez 50 sessões na capital; Semiana Silva Cardoso, que realizou 46 júris em Feira de Santana; Giovana Barbosa e Darluse Souza Magalhães, que realizaram 44 júris em Ilhéus; Larissa Santos, com 40 júris em Itabuna; Armênia Cristina Santos, com 32 júris em Salvador; Davi Gallo, que fez 36 júris também em Salvador; Natali Santos de Araújo, com 31 júris em Camaçari; e Carlos Alberto Gusmão, que realizou 26 sessões em Jequié. “Nós pretendemos que essa premiação seja permanente na Instituição para homenagear os colegas que atuaram na defesa das vítimas. Nosso intuito é valorizar cada vez mais os promotores de Justiça que atuam nessa área tão importante”, afirmou o promotor de Justiça André Lavigne.
Na ocasião, o chefe de gabinete Pedro Maia homenageou a promotora de Justiça Isabel Adelaide, coordenadora do Tribunal do Júri. “Passamos por um dos momentos mais difíceis com a pandemia do coronavírus, por isso quero registrar também meu agradecimento a todos os membros e servidores que retornaram ao trabalho presencial”, ressaltou.
Prêmio Executor Destaque
Integrantes do MP que se dedicaram ao desenvolvimento de programas e projetos estratégicos que geraram resultados positivos para a sociedade neste ano de 2022 também foram reconhecidos pela Instituição com o ‘Prêmio Executor Destaque’. Eles receberam a homenagem das mãos da chefe do MP baiano, Norma Cavalcanti; e dos promotores de Justiça Pedro Maia e Lourival Miranda, coordenador da Gestão Estratégica. Foram premiados na manhã de hoje promotores de Justiça e servidores que atuam com os projetos Infância em 1° Lugar; Na Medida Certa; Cidadão Aprendiz; ‘Plano de Atuação das Promotorias de Justiça (PAPJ)’; Tecendo o Amanhã; Cegonha; Saúde Mental; Saúde + Educação: Transformando o Novo Milênio; Voz da Experiência; Paternidade Responsável; Vítima Acolhida; Água é Vida; Energizar; Movimenta; Reciclar e Crescer; Cultura Legal; Floresta Legal; Município Eco Legal; Cisp e Cira.

