Normal é parto natural


Enfermeiros Obstetras da FESF-SUS utilizam tecnologias do cuidado para realizar partos humanizados nos municípios do Estado.

O parto natural humanizado já está ocorrendo em alguns municípios do estado da Bahia através da atuação dos enfermeiros obstetras da FESF-SUS. A atuação se dá por meio da reorientação do perfil assisten­ cial dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP) e da integração destes com a rede de Atenção Básica e com a Rede Cegonha, através do incentivo a qualificação do pré-natal e do parto normal humanizado.

Os profissionais utilizam as boas práticas de humanização como o corte tardio do cordão umbilical, a presença de um acompanhante de livre escolha da mulher durante todo o trabalho de parto, além do incentivo a amamentação e ao contato pele a pele (mãe e recém-nasci­ do) nos primeiros momentos de vida.

O parto normal é um momento de protagonismo e empoderamento da mulher. “É fundamental que ela escolha a posição de parir, aquela em que se sinta mais confortável” ressalta Keyla Pinto, gestora do serviço na Fundação.

Algumas tecnologias de cuidado, como aromaterapia de gerânio, cravo , canela e flor de laranjeira, musicoterapia, banho morno, massa­ gem, deambulação (caminhar), banqueta e bola suíça são utilizadas para alívio da dor e ativação das contrações. Uma das mulheres após o parto, na cidade de Salinas da Margarida, questionou: Aqui é SUS? O SUS está fazendo isso? As palavras marcaram o primeiro dia de trabalho da enfermeira obstetra da FESF-SUS, Daianne Soares.

O serviço de Implementação da Política Estadual de Hospitais de Pequeno Porte no estado da Bahia, através da operacionalização do Serviço de Parto Normal Humanizado é ofertado pela Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) aos municípios baianos que aderiram à Política Estadual de HPP e está sendo executado pela FESF-SUS através do Con­ trato de Programa celebrado com a SESAB. Atualmente, o serviço é composto por 16 profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *