Situação de maternidade do Município de Santo Amaro é discutida em reunião da Rede Cegonha

Um diagnóstico do Hospital Maternidade Santo Amaro, fundado em 1936, no Município de Santo Amaro, foi apresentado hoje, dia 10, pelo diretor da maternidade, Anibal Peixoto, durante a 6ª reunião da Rede Cegonha, na sede do Ministério Público estadual, no CAB. A Rede Cegonha é um projeto estratégico do MP que visa reduzir a morbi-mortalidade materna e infantil no estado da Bahia, por meio do acompanhamento da efetivação da assistência à saúde de qualidade voltada às gestantes, parturientes e recém-nascidos. Segundo a coordenadora do projeto, promotora de Justiça Mirella Brito, o projeto reúne profissionais de saúde e promotores de Justiça com o objetivo de “discutir as deficiências estruturais da rede e assim aprimorarmos a nossa atuação”.

O Hospital Maternidade Santo Amaro possui 34 leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS). A clínica obstétrica tem quatro leitos para o pré-parto e um alojamento conjunto com 16 leitos, além de uma clínica cirúrgica também com 14 leitos. O hospital voltou a operar pelo SUS em fevereiro deste ano e, atualmente, está iniciando as tratativas para a manutenção do atendimento gratuito da população na unidade. A promotora de Justiça Mirella Brito complementou que já estão previstas visitas a quatro maternidades na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e, posteriormente, será elaborado um diagnóstico que permitirá a proposição de medidas para reduzir os casos de mortalidade materna e neonatal. “Hoje o Ministério Público é o maior fomentador de políticas públicas. Então temos que somar esforços para dar dignidade a essas pessoas e o SUS é o maior instrumento para isso”, registrou ela.

Também esteve presente no encontro a promotora de Justiça Maria Isabel Rodrigues de Oliveira Vilela, além de profissionais da área de saúde, representantes de unidades hospitalares e secretários de saúde de municípios da RMS. A próxima reunião do ‘observatório de maternidades’, que é parte integrante do projeto Rede Cegonha, está prevista para ocorrer na primeira semana de dezembro. Na ocasião, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) vai apresentar o sistema de regulação de pacientes da área obstétrica e a maternidade de Lauro de Freitas vai mostrar seus indicadores.

Crédito das fotos: Guilherme Weber / Rodtag

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.